Sem Cicatriz
Nos últimos 2 anos, a técnica de retirada da tireoide por via transoral tem se difundido em alguns centros de referência no mundo e no Brasil. Esse acesso cirúrgico permite, através de 3 pequenos cortes (5-10mm) realizados entre o lábio inferior e a gengiva inferior, a remoção completa da glândula tireoide com segurança, sem deixar nenhuma cicatriz visível no pós-operatório.
Para tal, o cirurgião deve utilizar materiais de vídeo-cirurgia (laparoscopia) ou cirurgia robótica.
A grande vantagem é evitar qualquer cicatriz visível no pescoço, o que se traduz em melhor resultado estético. Assim, em contato social, esta técnica evita que outras pessoas percebam que o paciente foi submetido a tireoidectomia.
A única desvantagem é o maior tempo cirúrgico (demora em média 20 minutos a mais que a tireoidectomia convencional). Sendo assim, a remoção da tireoide pela técnica transoral é uma opção eficaz e segura para os pacientes que desejam evitar uma cicatriz visível na frente do pescoço. Veja abaixo link para site Johns Hopkins Univesity (renomada universidade dos Estados Unidos que é uma das referência mundiais em cirurgia de tireoide) que explica as vantagens da tireoidectomia transoral: