[elementor-template id="354"]

Cirurgias de Cabeça e Pescoço

A excelência médica e a tecnologia em prol da saúde!

O que é?

A Cirurgia de Cabeça e Pescoço, ou cérvico-facial, é uma subespecialidade da cirurgia e oncologia.

O que ela trata?

O procedimento destina-se não somente à retirada de tumores (malignos e benignos) e nódulos, mas visa também a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de doenças que podem acometer esta região.

As doenças mais comuns que tratamos em cabeça e pescoço são os nódulos e tumores de tireoide, boca e garganta laringe e faringe, que incluem as cordas vocais, amígdalas e base de língua, além de doenças nos linfonodos (gânglios linfáticos) do pescoço.

O cirurgião de cabeça e pescoço pode realizar procedimentos e cirurgias em:

  • Face
  • Nariz e Fossas nasais
  • Seios paranasais
  • Boca
  • Faringe
  • Laringe
  • Tireoide 
  • Paratireoides
  • Glândulas salivares
  • Tecidos moles do pescoço
  • Linfonodos (gânglios linfáticos) do pescoço.
  • Couro cabeludo

Cirurgias e procedimentos mais comuns em Cabeça e Pescoço​

Dos inúmeros procedimentos que o cirurgião de cabeça e pescoço está habilitado a realizar, os mais comuns incluindo exames, biopsias e cirurgias, são:

  1. Tireodectomias: cirurgias para retirada da glândula tireoide
  2. Faringolaringoscopia: exame com eventual biopsia de lesões da faringe e laringe
  3. Cirurgias de boca
  4. Cirurgias de faringe e laringe
  5. Cirurgias de glândulas salivares
Cirurgia robótica de Cabeça e Pescoço

A tendência mundial é de ampliar cada vez mais o uso de tecnologia robótica em cirurgias. Por quê?

A finalidade desse avanço que une excelência cirúrgica e tecnologia é:

  • Minimizar sequelas e traumas, 
  • Melhorar significativamente a estética pós-cirúrgica
  • Promover procedimentos minimamente invasivos,
  • Preservar ao máximo estruturas e funcionalidade com o mínimo de morbidade possível,
  • Conferir melhor qualidade de vida para os pacientes.

Benefícios da Cirurgia Robótica em Cabeça e Pescoço

Mais precisão, menos cicatrizes!

Com o desenvolvimento e crescimento da cirurgia robótica e da cirurgia vídeo-assistida, surgiram novas abordagens menos mórbidas, ou seja, que deixam menos sequelas nos pacientes.

Através destes procedimentos, hoje é possível ser submetido a uma cirurgia oncológica e ficar sem cicatrizes visíveis no pescoço. Algo impensável há alguns anos.

Como isso é possível?

Há dois tipos de cirurgias robóticas mais empregadas: a transoral e a retroauricular.

A cirurgia retroauricular foi desenvolvida na Coreia do Sul e nos Estados Unidos, e é empregada com sucesso em diversos países, principalmente na Ásia. Com a utilização de tecnologia robótica, o cirurgião realiza a operação através de pequenas incisões numa área atrás da orelha do paciente, minimizando cortes, traumas, sangramentos e cicatrizes.

A cirurgia robótica transoral (TORS), método mais antigo e consagrado há quase 10 anos, possibilita a retirada de tumores da garganta (faringe e laringe) de maneira minimamente invasiva. Neste tipo de procedimento, os acessos são feitos pela boca, reduzindo significativamente possíveis sequelas.

Quais As Vantagens Destes Tipos De Cirurgia?​

Dentre as vantagens do emprego de tecnologia robótica nas cirurgias de cabeça e pescoço temos:

Visualização tridimensional, magnificação da visão dos tecidos e do campo operatório, maior precisão e delicadeza com melhor preservação de tecidos e estruturas, além de melhor ergonomia para o cirurgião e possibilidade de acessos remotos sem incisões em regiões visíveis; resultando muitas vezes em melhor recuperação, melhor resultado estético (ausência de cicatrizes visíveis) e maior satisfação dos pacientes .

Vantagens caso a caso:

Nos casos de garganta (faringe e laringe): menos tempo de internação, reabilitação mais rápida, menos sangramentos. Cirurgia bem mais simples, minimamente invasiva e com menor duração do que na convencional.

Nos casos de pescoço e tireoide: evitar as cicatrizes que seriam visíveis na frente do pescoço (com tamanho que varia de 5 a 20 cm, a depender do procedimento). Na robótica, obtemos os mesmos resultados em termos oncológicos e de segurança, com nenhuma cicatriz visível no pescoço.

Como é o preparo?

Basicamente o mesmo de cirurgias convencionais: 

Jejum de 8 horas, além de exames pré-operatórios de rotina.

Outras modalidades

Endoscópicas, vídeo-assistidas e com uso de laser:

Estas são outras modalidades de cirurgias minimamente invasivas que também são utilizadas em Cabeça e Pescoço, em casos selecionados. Optar por estas ou outra proposta cirúrgica depende do tipo e localização dos tumores e outros fatores estabelecidos pelos hospitais e cirurgiões responsáveis.

Cirurgias robóticas de cabeça e pescoço: Excelência e modernidade a serviço da sua saúde

O uso do sistema robótico permite aumentar precisão e visibilidade durante os procedimentos.

A tendência mundial é de que esta modalidade de cirurgia minimamente invasiva seja cada vez mais executada, não só em cabeça e pescoço como também em outros tipos de cirurgia.

No Brasil, após conquistas em especialidades como Urologia, Ginecologia e Cirurgia Geral, nos últimos 4 anos houve um significativo aumento de procedimentos cirúrgicos robóticos na área de Cabeça e Pescoço para tratamentos oncológicos.

O Dr. Renan Lira foi um dos protagonistas e pioneiros dentro da sua especialidade no Brasil, tendo hoje a maior experiência em cirurgia robótica de cabeça e pescoço da América Latina.

É um dos poucos cirurgiões brasileiros de cabeça e pescoço com treinamento na Yonsei University, da Coreia, referência mundial em cirurgia robótica e atualmente participa como Cirurgião Instrutor convidado nos cursos desta renomada universidade.

[elementor-template id="395"]